Ana Carolina Tanus

Sobre o autor

Lugar de criança é brincando lá fora
02/07/2024 às 10h15

Na minha infância brincávamos muito na rua das mais diferentes brincadeiras como pé a lata, queimada, bola, bambolê, esconde chegávamos em casa com a roupa suja de lama, compartilhávamos nossas experiências e vivencias, mas também por muitas vezes não tínhamos nada para fazer e estava tudo bem.

Com o avanço da tecnologia as crianças da nova geração têm a necessidade de estarem fazendo coisas todo tempo, é muito importante trabalharmos com a vulnerabilidade e o tédio.

Especialistas alertam o impacto que o aumento do número de telas afetará as próximas gerações

Crianças estão cada vez mais na frente das telas deixando passar toda sua infância.

 “Vemos uma sociedade que está cada vez mais sozinha fechada em seus casulos em suas telas, como se estivesse fugindo de sua própria essência”

O uso excessivo de telas diminui o desenvolvimento cognitivo das crianças, gerando ansiedade, agitação, nervosismo, dificuldade de foco, baixa interação intelectual, super estimulação diminuição das relações familiares e sedentarismo, podendo afetar significativamente a fala e a linguagem sua socialização e o seu desenvolvimento intelectual.

Jogos e dispositivos eletrônicos afastam cada vez mais as crianças da natureza. E como reverter isso?

Vejo neste contexto a importância da família que é responsável pelo desenvolvimento da criança, em fazer a diferença e fazer as intervenções corretas como: planejar um tempo de qualidade, chamar a criança para jogar tabuleiro, jogo de cartas, ensinar brincadeiras que nortearam sua infância, temos que ensinar nossos filhos a brincar estimulando essa interação com o meio ambiente saindo para fora de casa e brincando ao ar livre.

 

Como equilibrar o uso desses dispositivos? Criar algo para interagir

Desligue os dispositivos pelo menos 1 horas antes de dormir
Defina os horários
Atividades físicas
Aproveite as refeições em famílias
Caminhe ao ar livre 

 

Importância de brincar ao ar Livre

Brincar ao ar livre ajuda a criança a desenvolver uma série de habilidades que ajudam, no futuro tais como: Criatividade, planejamento, comunicação, cooperação, empatia e benefícios intelectuais.

Os benefícios não são só para a criança, mas para o adulto que o acompanha.  A Criança precisa ficar solta para explorar correr extravasar suas emoções.

 “A criança aprende brincando”.

Para PIAGET (1971), quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objetivo não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.

Ao brincar lá fora as crianças desenvolvem habilidade física e emocional melhorando sua saúde mental reduzindo sintomas ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção, criando  uma atmosfera segura para viver em sociedade e com isso consegue expor suas opiniões.

Poderia mencionar muitas outras situações de benefícios, aprendizagem e desenvolvimento das crianças no brincar lá fora, mas de tudo, espero ter, pelo menos, motivado seu olhar para observar melhor o seu entorno e proporcionar às crianças reconhecerem-se parte do todo.

© 2024 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados