Frequentemente subestimamos a importância de uma noite bem dormida. O sono regular é mais do que um período de descanso; é um componente fundamental para a nossa saúde física, mental e emocional. Nesta era marcada por um estilo de vida agitado e constantemente conectado, compreender e priorizar o sono regular é essencial para promover uma vida saudável e equilibrada. Neste contexto, explorar o poder do descanso e sua influência significativa na saúde se torna imperativo. Este artigo busca destacar a importância do sono regular, demonstrando como seu impacto transcende a simples sensação de descanso, alcançando os alicerces da nossa saúde e bem-estar.
O sono tem um grande impacto na saúde como um todo, não podendo ser negligenciado. Durante o sono, diversos processos ocorrem na intenção de reorganizar o metabolismo. É durante o sono que as células se regeneram, que há crescimento de tecidos, depuração do sistema nervoso central (SNC) e hepático, reorganização hormonal, consolidação da memória e muitos outros processos.
O organismo é sincronizado de acordo com o claro (dia) e escuro (noite) através do relógio biológico central (localizado no hipotálamo) e pelos relógios periféricos (localizados nos órgãos periféricos). O relógio central possui genes que ao receber a informação de luminosidade do ambiente, estimula os relógios periféricos a ‘’despertarem’’ para que os órgãos possam começar as suas atividades. Essa informação de luminosidade acontece quando entramos em contato com a luz natural e até mesmo com a luz artificial. Quando a retina recebe esse estímulo (luz), irá processar essa informação através das células fotossensíveis que enviará adiante essa informação da presença de luminosidade para o núcleo supraquiasmático (NSQ) no hipotálamo que encaminhará para o núcleo paraventricular (NPV) que irá enviar essa informação para a hipófise que por sua vez, encaminhará para as glândulas suprarrenais. As glândulas suprarrenais irão produzir e liberar o hormônio cortisol que ficará encarregado de enviar a informação que é dia para todos os órgãos periféricos.
O pico de cortisol acontece pela manhã quando há a queda do hormônio melatonina. Dentre as funções do cortisol, esse hormônio é encarregado de despertar o organismo, nos preparar para o dia, dando ânimo e energia pela manhã. Ao longo do dia, o cortisol vai declinando até que ao final do dia ocorre o pico de melatonina, quando o hipotálamo recebe o estímulo do escuro (noite). Durante o dia, o organismo está bem mais preparado para receber e digerir os alimentos, absorver e metabolizar os nutrientes. Há uma melhor sinalização e sensibilidade à insulina, melhor controle glicêmico e dos hormônios da fome e saciedade e outros processos. Ou seja, o momento mais adequado para nos alimentarmos é durante o dia, pois o organismo está mais bem ‘’programado’’ para isso. Durante a noite, é o momento de repouso, o organismo está se preparando para descansar. Então, todas as atividades que aconteciam com mais eficácia durante o dia, vão se reduzindo ao final do dia, pois o foco do organismo é outro!
Quando há uma cronoruptura, ou seja, uma quebra de todo esse ciclo circadiano, começa a acontecer uma desorganização do metabolismo. É onde o corpo não consegue descansar como deveria, quando há um prejuízo na memória e detoxificação do organismo, quando os hormônios começam a desregular e até mesmo, quando os problemas de saúde começam a surgir. E sim, a qualidade do sono tem relação direta com o estado de saúde e como disse no início, o sono não pode ser negligenciado.
Num estado de cronoruptura, a sensibilidade à insulina fica prejudicada, a pressão arterial começa a desregular, a fome se faz mais persistente, a saciedade quase nem se apercebe, a digestão fica lenta, o estresse fica mais crônico, a memória fica ruim e muitos outros prejuízos. Acredito que a grande maioria não sabia do tamanho do impacto que o sono causa nas nossas vidas, certo!?
No próximo artigo, irei trazer estratégias nutricionais e de higiene do sono para que vocês possam aplicar no dia a dia e melhorar a qualidade do sono e terem mais qualidade de vida. Até breve!