Lilliane Zanin

Sobre a autora

O Poder da Mente!
05/03/2024 às 08h21

Você acredita que tudo que a mente cria, realmente acontece! Até onde nossos pensamentos podem nos levar?
O que você anda pensando? Será que o seu lugar no
O mundo depende apenas de você?
Comocontrolar  nossos pensamentos, e aprender a gerenciá-los de uma forma equilibrada.

 "Tudo o que a mente conceber e acreditar, a mente pode realizar "Napoleon Hill...

Esta frase de Napoleon foi concebida a partir de seus estudos para a criação do livro Pense e Enriqueça, neste livro, ele aborda o tema de crenças, desejos, relações afetivas e sociais, a base principal do livro é porque algumas pessoas enriquecem e outras não o que estas pessoas fazem diferente da maioria da sociedade e em resumo, acredita se que tudo está conectado com o poder da mente e tudo o que estamos enviando ao universo, e sobre como acreditamos no propósito maior da nossa vida.

Eu envio um pensamento negativo ou positivo?

A mente é o nome dado ao trabalho exercido pelo cérebro humano, suas funções cognitivas, conscientes e inconscientes. É o processo feito pelo órgão que chamamos de cérebro e ambos não devem ser confundidos pois, enquanto o primeiro é o processo, o segundo é o meio. A mente subconsciente é um padrão de funcionamento do cérebro entre seu estado consciente e inconsciente. Na psicologia é determinada como uma condição mental acrítica, sem intenção ou orientação consciente.

O nome foi utilizado pela primeira vez por um dos pais da psicologia, o francês Pierre Janet, quando a denominou como sendo um estado mental abaixo do limiar consciente, quando não estamos em alerta ou criando processos cognitivos no ponto de vista dos pensamentos.

Considerando que a mente controla e molda o cérebro ao gerar os pensamentos, os pensamentos têm o poder de modelar e recriar a forma como o cérebro atua, para melhor ou pior, dependendo do tipo de emoção que se coloca no pensamento. E se, com frequência, você diz que sua memória é ruim e tem uma sensação de derrota ou impotência quando ela falha, seu cérebro interpreta isso como verdade. O cérebro interpreta a mensagem como uma diretriz, ou seja, a mente entende que a memória é ruim e que não justifica despender energia criando uma nova rede de conexão em busca de melhorá-la.

A ciência cognitiva comprovou, nas últimas décadas, que o desenvolvimento do cérebro é ilimitado e seu desenvolvimento depende da forma como a mente se relaciona com ele pelos pensamentos. Portanto, se sou uma pessoa negativa, meu cérebro recebe na maior parte do tempo, informações negativas, e o meu corpo físico recebe uma onda de energias negativas, que sobrecarrega o emocional, deixando a pessoa cansada, desmotivada, ansiosa, podendo chegar a um quadro depressivo. Já a pessoa positiva, recebe cargas positivas o que as tornam mais resilientes, isso não quer dizer que elas não terão cargas e ondas negativas, mas em menor quantidade.

O maior desafio de mudar a mente está em enfrentar as “Defasagens” – Diferença entre o que se diz e o que se faz - provocadas pela ação dos modelos mentais.

A mente atua em 4 dimensões que chamamos de:

  • Mente Emocional
  • Mente Racional
  • Mente Instintiva
  • Mente Intuitiva

Quando nos referimos em controlar a mente, queremos dizer controlar os próprios pensamentos em equilíbrio com estas 4 dimensões. Os pensamentos são precedidos de uma emoção. Quando o cérebro interage com as amígdalas ou com os neurônios espelhos, transmite à mente primeiro uma emoção e é por isso que as emoções costumam guiar as ações, elas chegam antes na mente. A neurociência identificou um tipo de neurônios responsáveis pela empatia que transmitem ao cérebro uma emoção percebida em outra pessoa, chamados de neurônios espelhos e que as emoções são involuntárias; ninguém controla o que sente. Pode controlar as ações.

  Em milésimos de segundos chega um registro ou uma diretriz que o cérebro tem armazenada, ou uma associação direcionando o pensamento. Dependendo da emoção que se sente, o cérebro pode ser sequestrado e a capacidade de pensar diminui abruptamente. Quando a mente recebe as emoções e as informações, a orientação é para usar o metapensamento – pensar sobre o pensamento – e assim pode-se tomar as rédeas da mente.

Quando falamos em mentalidade de sucesso, é possível pensar nas maneiras de condicionar a mente para obter prosperidade e riqueza, por exemplo. E existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo. Uma delas é a Neurociência, campo de estudo do cérebro.  Mas como a Neurociência influi na mudança de mindset? Como ela ajuda a formar uma mentalidade de riqueza e prosperidade?

Neurociência tem de um poder sem igual em tudo o que visa ao progresso do ser humano, uma vez que desempenha um papel importante no entendimento das bases de uma mudança de mindset. Ao investigar os processos cerebrais relativos ao comportamento humano e à cognição, a Neurociência fornece insights valiosos sobre como ocorrem as mudanças de mentalidade de uma pessoa e como elas podem ser facilitadoras na busca de um mindset de riqueza e sucesso. São muitas as maneiras pelas quais a Neurociência pode influenciar a mudança positiva de mindset. Entre os conceitos e proposições que podem ser usados, algumas das mais importantes são a plasticidade cerebral, a regulação emocional, a otimização do desempenho cognitivo e a compreensão dos processos de aprendizagem. O maior poder da mente humana, se assim podemos chamar, tem morada dentro do subconsciente humano. Local que, segundo muitos, é onde estão todas as nossas memórias, credos, valores pessoais, dons, aprendizados e potenciais latentes ainda adormecidos. O poder da mente subconsciente nunca teve tanto embasamento quanto nessa década. Já podemos entender as frequências em que nossa mente emite essas ondas poderosas e qualidade de suas mensagens quando as enviamos para o que muitos chamam de ‘universo’, ‘Deus’ ou ‘eu interior’.

  A lei da atração é a crença de que pensamentos positivos ou negativos, desencadeiam experiências positivas ou negativas como reflexo da energia vibracional da mente subconsciente. Ela também é tratada como uma lei do universo pessoal sendo regido pela mente humana.Por mais interessante que pareça hoje, essa crença é compatível com muitos pensamentos antigos da filosofia, mas não só isso, tem um fundamento muito próximo a estudos da psicologia no campo das emoções e comportamentos humanos.

A origem da crença na lei da atração nasceu com o teólogo Phineas Quimby no século 19 quando fazia estudos sobre como a mente afeta o corpo. Tudo começou com a sua experiência com uma tuberculose, que se apresentava por anos sem cura, mas que após ele retornar a sua amada cidade natal, a curou com mudanças em sua mentalidade.

Mas a lei da atração ficou famosa mesmo em 1886 sendo propagada como ‘A Lei do Sucesso’ após uma publicação do autor Prentice Mulford. Desde então, a Lei da Atração não seria mais tratada como um aspecto de saúde do corpo e da mente, mas também para todos os aspectos da vida.

© 2024 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados